Shows

09/08/2014 23:37

09/08: Show com o Cantor Fagner no Ginásio do Colégio São Gonçalo

O Evento

O Artista

Cearense nascido em Fortaleza (CE), mas registrado em Orós (CE), Fagner se deslocou em 1971, vindo de Brasília (DF) para o efervescente eixo Rio-São Paulo. Uma vez no Rio, Fagner – que debutara no mercado fonográfico em 1971 com compacto simples dividido com o artista Wilson Cirino – despertou de imediato as atenções de duas cantoras com faro aguçado para detectar compositores talentosos ainda pouco ouvidos: Elis Regina (1945 – 1982) e Nara Leão (1942 – 1989).

Sem rótulos ou fronteiras estéticas, Fagner soube de imediato reprocessar os sons e as tradições musicais da Nação Nordestina – presidida por Luiz Gonzaga (1912 – 1989) – com uma linguagem pop que explicitava influências de Beatles e Jovem Guarda.

Com seus olhos de farol, Elis logo focou Mucuripe, lançada em show (É Elis) e disco (Elis) de 1972. Nara daria voz e prestígio a músicas de Fagner como convidada do álbum Manera fru fru, marco da MPB, este disco apresentou ao Brasil a voz rascante de Fagner, cantor dono de um timbre único.

De lá para cá, Fagner gravou 36 álbuns e vendeu mais de 20 milhões de discos. A importância dessa discografia é traduzida mais pelos nomes envolvidos na ficha técnica do que pelos números superlativos. Basta dizer que dois desses 36 álbuns foram gravados, divididos e assinados por Fagner com ninguém menos do que Luiz Gonzaga, tendo sido o primeiro feito por iniciativa do Rei do Baião. Um artista por inteiro, de alma e coração.

Fotos: Durval Moreira

 
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo