Eventos Pedagógicos

21/04/2017 03:15

20/04: Projeto Dentistas do Bem leva aos alunos da Escola Plena Antônio Epaminondas oportunidade de tratamento gratuito em Consultórios na Capital

Recebemos na manhã desta 5ª feira 20 de abril as dentistas Dra Cibele Sempio,  Dra Sumaia Correia da Costa juntamente com apoio da Dra Samara Valêncio, dentista, membro da diretoria da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) responsáveis pelo Projeto aqui na nossa Escola onde fizeram uma avaliação analisando a Saúde Bucal dos nossos alunos e após essa triagem os jovens com as piores condições bucais serão selecionados e receberão tratamento gratuito até completarem 18 anos de idade. O tratamento efetivo será realizado no consultório de um dentista voluntário de sua cidade.

O Projeto “Dentistas do Bem” aqui na nossa Escola ficou sob a Coordenação do Prof. Alex Lima , Coordenador da Área de Ciências Humanas onde fez o contato com os pais e com os alunos explicando sobre o projeto.

 

Vamos conhecer um pouco do Projeto “Dentistas do Bem” que já beneficiou várias pessoas do Projeto “Viva seu Bairro” do Grupo Gazeta de Comunicação, as crianças do Projeto “Simininas” da Prefeitura Municipal de Cuiabá e outras instituições.

 

Primeiramente vamos nos apresentar:                               

Sobre a Turma do Bem:

 

A Turma do Bem (www.tdb.org.br) gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando-se em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 15 anos, impactou quase 68 mil jovens e mais de 750 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a Turma do Bem foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal; em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portifólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social; e em 2016 venceu o prêmio Visionaris, oferecido pelo banco suíço de investimento UBS, por suas inovações nas áreas de sustentabilidade e captação de recursos. Faz parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e é apoiada pela Salesforce Foundation, pela ONU Mulheres e pela COMESP (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário).

 

Sobre o Dentista do Bem:

 

O projeto Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade em triagens que envolvem crianças de 11 a 17 anos e são realizadas em escolas da rede pública e organizações sociais de todo o Brasil. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego. O dentista voluntário atende os jovens selecionados em seu próprio consultório. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia e próteses, por exemplo. Quase 700 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens da TdB e 68 mil já foram encaminhados ao dentista.

 

 

No Dia Mundial do Sorriso, jovens de baixa renda têm a oportunidade de receber tratamento odontológico gratuito em Cuiabá.

 

Pela quinta vez, a Turma do Bem se une à Oral-B para recuperar a saúde bucal de milhares de adolescentes carentes com idades entre 11 e 17 anos em Cuiabá, e no próximo 20 de abril, o projeto Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem, irá selecionar centenas de jovens de baixa renda para recebertratamento odontológico gratuito, pois no dia 28 de abril se comemora o Dia Mundial do Sorriso. Na ocasião, será realizada a quinta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo.

A ação, resultado da parceria entre Oral-B e Turma do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. A expectativa é que milhares de jovens sejam triados nesse dia.

Em Cuiabá, a triagem será feita na ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO EPAMINÔNDAS. Localizada no bairro da Lixeira com aproximadamente 90 jovens. O evento será realizado durante o período Matutino, pelas Coordenadoras Regionais do projeto Dentista do Bem: Dra Cibele Sempio e DraSumaia Correia da Costa juntamente com apoio da Dra Samara Valêncio, dentista, membro da diretoria da ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Participaram da ação, os estudantes jovens entre 11 e 17 anos. O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma a coordenadora regional voluntária da TdB, Dra Cibele Sêmpio.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Além disso, de acordo com dados da Oral-B, o consumo médio de escova de dentes no Brasil é de 1,9 escovas/ano* – muito distante da recomendação de 4 escovas/ano, respeitando-se a orientação de troca a cada 3 meses, por questões de higiene e razões funcionais.

Esse cenário é resultado de um descaso histórico com a questão da odontologia. “As pessoas continuam sofrendo para ir ao dentista. ”Foi o que aconteceu com Sr Altair Clemente, em 2014 ele estava desempregado e conta que buscou atendimento no Sistema Único de Saúde para o filho Lucas. “Havia cortados todos os gastos em casa. Não tínhamos condições de ir ao dentista. Ele estava com vergonha dos dentes, tortos, separados. Procurei o posto de saúde, e não tinha vaga. Foi quando fiquei sabendo da Megatriagem 2014 da Turma do Bem (SP). O Lucas passou pela triagem e depois recebeu o tratamento completo”, conta. Infelizmente nessa mesma triagem, em 2014, Thiago, o filho mais novo do seu Altair não pôde receber o mesmo encaminhamento do irmão mais velho, pois tinha menos de onze anos. A aflição de seu Altair terminou no ano passado. Em 2016 ele levou o filho mais novo para a Megatriagem. “Hoje vejo meu filho feliz, sorridente e falando com as pessoas sem vergonha”, afirma seu Altair Clemente.

 

A triagem – O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

 

A seleção – Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

 

O tratamento – Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

 

DADOS COMPLEMENTARES

 

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS):

  • · 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dente.

 

Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO):

  • · 20% não vão ao dentista por falta de dinheiro.
  • · Um terço dos brasileiros não conclui atendimento e tratamento público.
  • · 20 milhões nunca foram ao dentista.
  • · 68 % da população não sabem que têm direito a tratamento odontológico público.

 

Dados do Journalof Dental Research:

  • · Um terço da população mundial (2,4 bilhões) sofre com problemas causados por cáries não tratadas.
  • · 621 milhões são crianças ainda com dente de leite.

 

Triagem de 2016

  • · 65 mil jovens triados
  • · Cerca de 6 mil encaminhados para tratamento
  • · 10 países
  • · 310 cidades
  • · 324 triagens
  • · 47 triagens abertas
  • · 1500 voluntários

 

Informações para a imprensa:

TURMA DO BEM

Jhonatas Mendonça – jhonatas@tdb.org.br – 11 99896-6352

Vítor Peruch – vitor@tdb.org.br - 11 3900-1417

 

 

Sobre a Oral-B – Liderança em Cuidado Bucal

A marca Oral-B é líder mundial no mercado de escovas dentais. Integrada à P&G desde 2006, sua linha de produtos inclui escovas dentais elétricas e manuais, especiais e interdentais, além de fios e fitas dentais, antissépticos bucais, cremes dentais e as revolucionárias tiras branqueadoras. Possui produtos com finalidades específicas, como clareamento de dentes, e também destinados a públicos de diferentes faixas etárias. As escovas de dentes Oral-B são mais usadas por dentistas do que as de qualquer outra marca no mundo.

 

Sobre a P&G

A P&G serve aproximadamente 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A companhia conta com um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de alta qualidade, que incluem: Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Downy®, Oral-B®, Duracell®, Head &Shoulders®, Wella®, Wella Professionals®, Sebastian®, Gillette®, Fusion®, Ace®, Febreze® e Vick®. A comunidade da P&G conta com operações em aproximadamente 70 países ao redor do mundo. Visite a página http://www.pg.com/pt_BR/ para saber as últimas notícias e obter informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo