Eventos Pedagógicos

21/04/2017 03:11

17 A 21/04: Semana do Protagonismo estimula estudantes a criar clubes de habilidades na Escola Plena em tempo integral Prof. Antônio Epaminondas

Semana do Protagonismo estimula estudantes a criar "clubes de habilidades”

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) está realizando, de 17 a 21 de abril, a Semana do Protagonismo, com o objetivo de desenvolver diversas habilidades dos estudantes de 14 Escolas Plenas, que funcionam em período integral em Mato Grosso. As atividades visam a estimular criações, desenvolver competências e habilidades que possam servir para o projeto de vida dos estudantes.

Em Cuiabá, na Escola Plena em Tempo Integral Prof. Antônio Epaminondas localizada no bairro Lixeira, Karoline Ramos, de 21 anos, natural de Recife, é uma das protagonistas egressas das escolas de tempo integral de Pernambuco. Ela foi a responsável por ministrar o projeto de Clubes de Protagonismo, que serão liderados pelos próprios estudantes.

"O clube será montado de acordo com os interesses dos estudantes, como por exemplo, um clube de handebol e um clube denominado “Anime & Cultura Japonesa”. Eles serão geridos pelos próprios alunos, como forma deles tomarem a responsabilidade para si, como funciona no mercado de trabalho", disse a aluna egressa de Recife Karoline Ramos.

Karoline Ramos contou que, quando era estudante, montou um clube de “Jornal Escolar”. . "Na minha época, eu criei um clube de “Jornal Escolar” onde conseguimos envolver todos alunos e professores publicando matérias e ações realizadas na nossa Escola.

Ana Júlia da Silva Soares, 14 anos, aluna do 1º Ano B do Ensino Médio, foi uma das mais entusiasmadas para a criação de um clube. Este é o seu primeiro ano em uma escola de tempo integral. "Aqui tenho aprendido o que não aprendi em uma escola de tempo regular, tem sido muito bom". Ela foi uma das que participou para a criação do Clube de Música denominado “Clube das Celebridades não descobertas”, pois adora música e tem a vontade de aprender a tocar instrumentos musicais.

Bruno Ferreira Rodrigues,16 anos, aluno do 2º Ano B do Ensino Médio está participando do Clube denominado “Nerdominados” onde para ele foi super importante a criação desses Clubes de Protagonismo, pois ajuda a passar o tempo no horário do almoço de uma forma prazerosa e também a oportunidade de fazer novos amigos.

Já para a aluna Natasha Galvan Rondon,15 anos, aluno do 3º Ano A do Ensino Médio a idéia do clube surgiu numa aula de Sociologia onde os alunos participam bastante argumentando, daí originou-se o Clube de “Debates”, pois como é aluna do 3º ano e com a preocupação do Enem achou de suma importância a criação desse clube, pois possibilita que ela possa ampliar seu conhecimento debatendo e argumentando com outras pessoas, e com isso ajudando-a na Redação do Enem que é fundamental ter argumentos.

A expectativa é de que os clubes sejam montados durante a semana sob a supervisão dos voluntários do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Seduc na implantação das escolas de tempo integral. 

Yuri Ramires
Assessoria/ Seduc-MT   

Prof. Jackson Regis

Coordenador da Área de Linguagens

Saiba um pouco mais sobre o “Clube de Protagonismo”:

O que é um Clube de Protagonismo

O Clube de Protagonismo é um espaço destinado ao estudante no qual, através da sua experiência,ele poderá desenvolver diversas competências e habilidades fundamentais à criação do seu Projeto de Vida como por exemplo a autonomia, a capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões, a auto-organização e muitas outras.

O que há de mais legal no Clube é que ele possibilita a INTEGRAÇÃO das pessoas e o seu crescimento.

No Clube de Protagonismo, o estudante tem a oportunidade de aprender muitas coisas que são indispensáveis para se tornar um protagonista. O Clube é organizado a partir de uma determinada área de interesse e a partir disso, os membros desenvolvem atividades que proporcionam trocas de informações, de experiências e muitos aprendizados importantes relacionados ou não à vida escolar.

No Clube de Protagonismo é preciso lembrar...

...Que o Clube não é o espaço para fazer tudo o que se quer, de qualquer jeito e a qualquer hora!

Assim não é protagonismo, é irresponsabilidade!

Como em muitas coisas na vida, para ser um protagonista é preciso ter MUITA disciplina!

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo